segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fantasminha Ocupado...

Desde já pedimos imensas desculpas por não haver post`s novos e "giros". Na verdade o fantasminha anda muito ocupado e sem imaginação para coisas "giras".
Promtemos que assim que possivel e sempre que haja uma aberta de tempo publicaremos algo "giro".
A todos os nossos visitantes (poucos ou nenhuns), pedimos as nossas imensas desculpas.
Até breve.
Beijos e abraços fantasmagóricos

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Azambuja Selvagem

Não, não se trata de um programa da National Geographic mas de um insolito que precorreu todos os telejornais de todas as estaçoes de televisao e as manchetes de varios jornais. Na passada quarta-feira, Azambuja teve mais tempo de antena do que a remodelaçao governamental, levada a cabo pelo Socrates. Tudo à conta do circo Chen.



Efectivamente na madrugada de 4ª feira, 30 de Janeiro, um camiao do circo Chen passava pela Quinta da Marquesa quando teve uma subita falha nos travoes.
O motorista diz ter parado e ter procurado uma fonte de água. ja de regresso ao camiao deparou com duas jaulas abertas e 2 tigres desaparecidos. O alerta foi dado de imediato´`as autoridades ja que o circo Chen, segundo o proprio Miguel Chen, proprietario do circo, "não tem autorizaçao para ter armas tranquilizantes para estes casos de emergencia" e salienta "acho muito estranho como é que tantas portas e taipais apareceram abertas".
Começava assim uma verdadeira odisseia.
A estrada nacional 3 teve de ser cortada varias vezes, mas ao fim de uma hora o primeiro tigre foi isolado e encaminhado para uma jaula improvisada.
Quanto ao segundoaí a operaçao foi mais demorada porque o felino colocou-se num local apertado e qualquer movimento suspeito provocava alguma agressividade.
Quanto á dificuldade em imobilizar a femea, Miguel Chen afirmou que "O aparato é que esta a enervar a tigre". E pode-se falar de aparato tal a quantidade de meios que se dirigiram para o local. Entre copro policial, protecçao civil, jornalistas e populares onde se destacou José Augusto(Bronze), deveriam estar mais de uma centena de pessoas. E cada vez que a femea se mexia, tudo fugia em todas as direcçoes.
Ficou entao decidido que o animal deveria ser adormecido com um sedativo proprio. E aúi começou um autentico folhetim. A arma pertencia ao Instituto para Conservaçao da Natureza, o dardo tranquilizante era do Zoo de lisboa e quem deu o tiro foi um especialista de SEPNA. O sedativo so chegou perto das 12 horas e finalmente às 12:30 o caso era dado como controlado.
Entretanto ja no local, foi detectado que os animais viajavam para o Cartaxo sem guias de transporte nem autorizaçao dos serviços competentes.
Azambuja teve mais visibilidade à conta deste insolito, do que a deslocalização do aeroporto.

Deixo aqui alguns Links onde podem ver as noticias:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=323345&tema=27

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=323306&tema=27

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=323287&tema=27